Pular para o conteúdo

Capoeira Legends: um bom projeto de jogo Nacional de Luta

24/02/2009

Não deu pra olhar muito do jogo, mas dá pra ficar impressionado. Apesar do pomposo nome Capoeira Legends: path to freedom, a idéia do jogo é bem interessante. Primeiro  pelo fato de trazer um enredo nacional. Vivo dizendo que jogos eletrônicos tem se tornado um forma particular de arte, como os quadrinhos, com enredos complexos e direção de arte primorosa. Como sou meio gamer tem quem torça a cara na academia pra isso, e ache que é exagero meu…

Bem o projeto nacional custou pouco mais de R$ 1 milhão de reais (ou cerca de meio milhão de dólares). No mercado internacional um jogo de de luta de dez milhões de dólares é considerado standard, portanto este projeto é umas vinte vezes mais baratos. A equipe que produziu o Game levou impressionantes 16 anos para concluir o projeto, o que em si já vale a pena dar uma olhada.

O enredo é simples mas é nosso: nos arredores do Rio de Janeiro final do século XIX, capoeirista precisa defender suas comunidades (os mocambos) contra fazendeiros. (Só um adendo, eu achava que essas comunidades eram quilombos, mas tudo bem… Já que elas são realmente feitas de mocambos, aquelas casinhas de sapé…). O herói do game tem um nome bem, digamos, peculiar: Gunga Za (no site eles explicam que Za é lutador). 

Tela de Capoeira Legends no site oficial do Game

Tela de Capoeira Legends no site oficial do Game

O vídeo é em flash e não consegui colocar direto no site nem com o vodpod. Clica aqui e assista ao trailer de Capoeira Legends!. O trailer é meio aula de história, perde um pouco (acho que eles precisam de um publicitário), mas dá pra entender a proposta,  já que o projeto foi supervisionado por uma escola de capoeira. Existe a coisa do resgate da identidade e da cultura, o que não deve desmerecer a jogabilidade.

Como todo projeto nacional a preocupação não é o conteúdo mas a distribuição. Vemos jogos assombrosos de luta, mal feitos mesmo, rolando por aí.  Tive acesso a uma demonstração, mas o capítulo todo custa R$ 34,oo – de graça para o nível do projeto, pretendo comprar em breve. Quando comprar faço uma análise mais decente.

A coreografia e os golpes são bem coreografados, preciso aí de um entendido em capoeira pra saber se eles estão de acordo com a Capoeira de verdade (acho pouco provável que não esteja ok, com um mestre de capoeira por trás do projeto e dezesseis anos de trabalho duro).  Mesmo sem jogar,a chei preciso postar aqui a proposta do trabalho pelo resultado e mérito da equipe: um trabalho que aparenta excelente nível. Ainda mais pois vem um game americano (!) italiano (!!) de capoeira por aí (era pra sair no final de 2008 e se chama “Martial Arts: Capoeira” para PC, Wii, PSP e Nintendo DS). O nosso dá pra baixar no site o primeiro capítulo e experimentar as aventuras. Vale a pena o download e esperar pelos próximos capítulos. O outro ainda não tem data pra sair.

No comments yet

Deixe um comentário